Encontro Ibérico ee Estudantes Claretianos-Fatima-2012

fatima3O RELATÓRIO DO ENCONTRO IBÉRICO DE ESTUDANTES CLARETIANOS

Nos dias 13, 14 e 15 de Abril de 2012, a Casa de Acolhimento de Espiritualidade de Fátima acolheu os Estudantes Claretianos da Península da Ibéria.

Por Volta das 18h e 30 minutos chegou o primeiro grupo dos participantes vindos da Terra do P. Fundador, Catalunha (3). Quando eram 19h chegaram os restantes participantes de Portugal tendo em conta que alguns permaneceram no local depois de terem participado na Assembleia Provincial (6). Às 19h e 15, chegam os participantes de Granada (9) e por fim chega o grupo maior de Colmenar Viejo (18). No total eram 36 participantes: 9 Postulantes, 18 Estudantes, 4 Diáconos e 5 Padres. Depois de uma calorosa receção e instalação, a hora marcada (às 20h), encontramos todos na sala de jantar para restauração das forças perdidas durante a viagem. Depois do jantar combinou-se hora certa para o primeiro trabalho: A Apresentação dos Participantes e do Encontro (21h15. Notou-se uma grande riqueza intercultural porque havia jovens de 4 continentes: Europa, Africa, Ásia e América.

Na manha do dia 14 de Abril, começamos o dia com oração das Laudes, onde oferecendo o nosso dia e o nosso trabalho, por intercessão do Coração de Maria e de S. António Maria Claret, demos graças a Deus por nos ter dado novamente esta ocasião de estarmos juntos (8h30). Às 9h, estivemos todos juntos para o pequeno-almoço. Às 9h45, cada um dirigiu-se para a sua sala para a primeira Reflexão. Na primeira hora da reflexão houve três salas: uma para os postulantes orientados pelo P. José Maria Bolivar, outra para os estudantes, orientados pelo P. José Mª Hernandez e a terceira para os Diáconos e os finalistas preparação para as ordens, orientados pelo P. Luis Ângel Hera. O tema central do encontro dos estudantes este ano é: “ A Eucaristia e a Vida”. Depois de um breve descanso, por volta das 11h, os que estavam orientados pelo P. Hernandez foram convidados a formar dois grupos de trabalhos e a partilha marcada para às 15h30, depois do almoço e descanso. Às 17h fizeram uma pausa e em seguida houve uma caminhada até ao Santuário de Fátima (banhada pela chuva).

fatima5Às 19h15 tivemos a Eucaristia celebrada e vivida com a experiência feita durante o dia. A Eucaristia foi presidida pelo P. Luis ângel Hera. Depois da mesa eucarística partilhamos a mesa da restauração do corpo. E terminamos o dia com um grande convívio onde cada grupo dos participantes comunicou aos outros as riquezas da sua cultura.

fatima2No dia 15 de Abril, começamos o dia a louvar o Senhor com os Salmos e cânticos. Depois passamos imediatamente à sala de jantar, às 9h, para o pequeno-almoço.

Às 9h45, cada grupo ou seja, o grupo de preparação para as ordens, os postulantes e os estudantes, retomaram a sua sala para continuação dos trabalhos.

Às 10h45, houve uma pausa e às 11h tomamos um tempo para avaliar o encontro. Segundo a avaliação feita, o encontro foi um momento intenso de partilha de experiência e de convivência, apesar de ser muito pouco tempo. O balanço é positivo.

fatima1

Depois, às 11h45, reuniram-se ao volta do Altar do Senhor para celebrar do Cristo Ressuscitado e Ressuscitador. Foi o momento de ação de Graças pelos dons recebidos, sobretudo o dom da vida e da vocação. A Eucaristia foi presidida pelo P. José Maria Hernandez.

Às 13h, reunimos para a refeição e convívio do encerramento do encontro. Antes da despedida fizemos uma foto de Família.

Um Agradecimento especial a todos que contribuíram para a realização deste encontro e um bem- haja para todos.

P. Remualdo Vicente cmf.                                                                                              

Fátima, 15 de Abril 2012

                           

Share This:

Related posts: